A pergunta clássica “o que você vai ser quando crescer?” atualmente deveria ser modificada, cada vez mais cedo os adolescentes tem a responsabilidade de decidir qual carreira vão seguir, a decisão que já era difícil,ficou ainda mais complicada com os adolescentes acabando o ensino médio por volta dos 16 anos.
Vestibular seriado, ENEM, vários fatores tem acrescentado uma dose mais de angústia e de antecipação nesse momento dito decisivo na vida do adolescente e uma decisão pensada e repensada cada vez mais se faz necessário. Entende-se que inúmeros aspectos na vida do adolescente influenciam nessa definição.
Mais uma vez a família aparece como um dos fatores que são primordiais nesse momento, a maneira como mesma encara tal instante na vida do adolescente influenciará de forma positiva ou negativa na decisão a ser tomada. Muitas vezes, desejos dos pais que não foram realizados enquanto os mesmos estavam iniciando sua jornada profissional são projetados nos filhos transformando-os em portadores de um sonho que muitas vezes não é o dele.
Além disso, profissões “da moda” que são divulgadas pela mídia estão cada vez mais pesando na decisão dos adolescentes, mercado de trabalho e status que a possível profissão venha a dar, são aspectos também levados em consideração.
O importante nesse momento é tranqüilizar o adolescente, procurando faze-lo entender que é sim imprescindível que vários aspectos sejam avaliados, mas que o mais importante é ele sentir-se bem com a profissão escolhida, para isso aptidão, personalidade, história de vida e momento histórico são itens importantes a ser levados em consideração. As vezes, com toda essa pressa característica do adolescente muito desses itens não são observados como deveriam o que, em alguns casos podem resultar em decisões precipitadas. Contudo, se durante a graduação houver alguma dúvida, o importante é o jovem compreender que pode voltar atrás.
Em um primeiro momento deixar pela metade um curso superior pode parecer perda de tempo, mas é melhor voltar atrás, repensar uma carreira do que se tornar um profissional frustrado. Como definir qual carreira seguir exige um mínimo de maturidade e o atual contexto coloca adolescentes frente a essa decisão, cada vez mais cedo, e o vestibular seriado antecipa mais ainda esse momento de escolha as chances de cometer um equívoco também aumentam.
Orientar os filhos para que esse momento seja o menos conflituoso possível, faz com que o adolescente sinta-se seguro de qual atitude tomar, pois se sentirá acolhido por seus pais seja qual decisão tomar.
l Mário Silva l Política em Foco l Walter Souza l Outras Notícias l
.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário