.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Agressividade nas crianças

Essa é uma temática recorrente na atualidade, por que crianças mostram-se muitas vezes agressivas na relação com seus familiares, na escola ou nas brincadeiras ?Vários são os motivos para uma criança apresentar um comportamento agressivo, contudo primeiramente é preciso esclarecer alguns aspectos relacionados a agressividade.

Todos nós precisamos ter um pouco de agressividade para viver a vida com qualidade, se não tivermos uma dose de agressividade para batalhar por um emprego, ganhar em um jogo ou até mesmo reagir quando somos ofendidos e injustiçados como poderíamos crescer como cidadãos e pessoas?Mas não podemos esquecer que confundir agressividade com violência é um erro fatal, violência sim não é algo saudável.

Quando a criança torna-se agressiva ao ponto de também ficar violenta possivelmente está tentando dizer aos adultos que algo anda errado com ela. Muitas vezes as crianças não conseguem expressar por meio de palavras o que sentem, então acabam comportando-se de forma diferente do comum para sinalizar que estão descontentes com alguma situação. Até a tristeza as vezes pode ser expressa por comportamentos agressivos.

Um questionamento comum entre os pais é se filmes ou desenhos que tem muitas cenas de brigas podem influenciar as crianças a serem também violentas, o que ocorre na maioria das vezes é que as crianças não são orientadas ao se depararem com esse tipo de programação, elas em geral ficam sozinhas e não há um debate a respeito da situação ocorrida no desenho. Questionamentos do tipo essa situação (do desenho) só pode ser resolvida dessa forma? na vida real o que acontece se as pessoas saem batendo umas nas outras? Perguntas que ajude a criança a distinguir o que é fantasia do que é realidade e das conseqüências de sair batendo nas pessoas só porque você está descontente com elas, ajudam a formar conceitos mais saudáveis.

Mais do que a influência dos filmes está a influência dos adultos que as cercam, se esses só resolvem seus conflitos com discussões e pancadaria a criança irá internalizar que tudo se resolve dessa forma.

Bom senso também é importante, verificar se o tipo de programação que a criança está assistindo é adequado para a faixa etária da mesma também faz parte da educação de seu filho. Lembre-se que cada faixa etária tem um nível de compreensão diferente e o adulto deve sempre estar atento ao que a criança já é capaz de compreender ou não, facilitando assim a introjeção de normas éticas e padrões da sociedade em que a criança está inserida. Saber que você funciona como um exemplo para seu filho, pode fazê-lo pensar duas vezes antes de agir com violência diante dele ,saiba que mais cedo ou mais tarde isso pode repetir-se inclusive com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Próxima Página Home