.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

CURRICULO

Já que o colaborador Lopes referiu a importância do currículo na aquisição do emprego e nos forneceu dicas importantes para que haja uma boa elaboração do mesmo resolvi aprofundar essa temática para que não haja dúvidas no cartão de visitas do profissional – o currículo.

Vamos estabelecer passos na elaboração do currículo:

1º - Inicie pela identificação, nela deve constar: Seu nome, endereço, telefones para contato, e-mail – lembre! Os telefones precisam estar corretos, pois é provável que a empresa entre em contato por eles, se você tem e-mail, mas não tem acesso a ele com freqüência então não coloque porque caso a selecionadora utilize o endereço eletrônico para convocar- lo você pode perder a oportunidade.

3º - Dados pessoais – neste item apenas é necessário o seu estado civil, a data de nascimento e se por acaso você tiver habilitação também é importante colocar.

4º - Posteriormente passe para formação: inicie pela formação acadêmica (ensino médio, graduação, pós graduação) depois você colocará os cursos, algumas pessoas separam esse aspecto, não tem importância o formato , isso fica a seu critério. Apenas não se esqueça de colocar onde você fez o curso, quanto tempo durou e o ano que você fez. Também inicie pelo ultimo curso feito.

5º - Experiência é o próximo passo: coloque a partir da última, não se esqueça da data que você iniciou e saiu da empresa e uma breve síntese das suas atribuições na mesma.Não esqueça breve é breve mesmo.

6º- Atividades complementares: nesse item você pode colocar trabalhos voluntários, exposições em congressos e qualquer outra experiência que você considere importante para que o empregador saiba.

7º - Referências – coloque como referência alguém que possa realmente falar de você enquanto profissional.

*Lembre-se adéqüe seu currículo vaga que você está concorrendo, não adianta colocar experiência em teatro se você é candidato a recepcionista, leve em consideração as experiências que são relevantes para esse cargo;

*Não coloque o número da documentação, se a empresa precisar ela solicitará, algumas pessoas de má fé podem utilizar a numeração em fraudes.

*Se você não tem experiência profissional não precisa colocar, a pessoa vai perceber que você não trabalhou antes, mas não esqueça experiência que não foi registrada em carteira também é válida procure pegar declaração desses lugares pois ela provará que você trabalhou, o tempo e o seu desempenho.

Um comentário:

  1. Obrigado Lilian,
    Assim como voce, procuro apenas ajudar para que todos possamos ter um futuro melhor. Eu que me sinto honrado por poder colaborar com seu trabalho neste blog.
    me ausentei por um tempo, mais estou de volta...
    Sobre o que voce postou acima, só tenho 3 observações:
    Sobre e-mail e internet:
    1- NUNCA usar e-mail pessoal no curriculo, tipo, "tata_gostosinha@hotmail.com",se possivel crie uma conta com seu nome,como, "talita_silva@hotmail.com" e use para curriculos e assuntos serios.
    2- Evite usar o site "hotmail.com", algumas empresas proibem o uso do comunicador MSN e similares,se a empresa precisar de suas "habilidades" no messenger, nao se preocupe, eles mandaram abrir uma conta só para uso da empresa. Use outros dominios, Bol, Uol, Ig, Yahoo e etc.
    3- Cuidado com seu perfil no orkut! Alguns contratantes olham ate o orkut de seus candidados, as vezes, ate inocentemente, estamos participando de algumas comunidades nada convencionais, tipo, "Odeio segunda-feira", "Detesto meu chefe", "eu fujo do trabalho" e afins. Nem preciso comentar...

    Um Abraço, Lilian!
    Paz e bem!

    P.S. Estamos começando setembro, pra quem está a procura de emprego é um bom periodo, pois ja começam as seleçoes para vagas temporarias de fim de ano.
    Prepare seu curriculo e boa sorte!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home